- Área: 500 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Laurian Ghinitoiu
-
Fabricantes: DAaZ 幕友家具
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na remota vila de Tuanjie, o Woodhouse Hotel é um projeto realizado no contexto da nova política pública do governo chinês que tem como principal objetivo diversificar a economia do campo através da inserção de novas estruturas voltadas ao turismo rural no interior do país. Ao contrário da maioria dos pequenos povoados na China, o vilarejo de Tuanjie não possui um grande patrimônio construído a que se preservar. Por outro lado, seu invejável patrimônio natural é algo que merece toda a atenção e cuidado. Tendo isso em vista, o principal objetivo deste projeto foi desenvolver um projeto de arquitetura que estivesse em perfeita harmonia com a natureza.
A estrutura do hotel consiste em dez pequenas casas de madeira incrustadas na exuberante encosta da vila de Tuanjie. A topografia do terreno é bastante complexa e pequenas formações rochosas encontram-se dispersas por entre os bosques de pinheiros que brotam ao longo desta paisagem montanhosa. É evidente que, em uma situação complexa como esta, plantas e levantamentos não são suficientes para prover todas as informações necessárias sobre o que preservar e como melhor implantar os edifícios para causar o menor impacto possível no terreno. Eventualmente, pequenas pesquisas foram levadas à cabo para melhor orientar as decisões de projeto, permitindo implantar as casinhas de forma a melhor capturar as vistas sem no entanto, perturbar as formações rochosas e a vegetação nativa. Um delicado caminho de pedras foi traçado para guiar os visitantes do sopé dá montanha até o conjunto de casas.
Por causa da complexidade do terreno, todos os materiais de construção foram transportados manualmente até o local. De forma a agilizar o processo de construção, um sistema estrutural misto de aço e madeira foi especialmente projetado para cada uma das casas. A madeira utilizada no acabamento das fachadas também foi cortada no local e carbonizada, um processo bastante simples e de baixíssimo custo.
O projeto foi concebido para harmonizar com a atmosfera rústica da paisagem, mas que ao mesmo tempo, é capaz de criar um contraste evidente com a natureza dos edifícios existentes na aldeia. Por isso o design é simples, sem geometrias complexas ou exageradas. Foram criados três elementos básicos e cada um deles funciona como uma unidade independente dentro do conjunto. São edifícios compactos que se camuflam na encosta do terreno e além disso, demandam pouca manutenção e são bastante eficientes. A fachada, acabada em madeira carbonizada, é de altíssima resistência às intempéries, e sua cores e texturas casam perfeitamente com a atmosfera rústica do local. Interiormente, é possível admirar esta incrível paisagem natural através de pequenas aberturas que direcionam e emolduram às melhores vistas para o deleite de seus visitantes.